sexta-feira, 29 de julho de 2011

três mil desaparecidos desde o início dos protestos






Caros amigos,



O filho de Muntaha, de 16 anos, foi raptado há dois meses pelas forças de segurança da Síria. Ele é um dos 3.000 “desaparecidos” da Síria. A Índia, o Brasil e a África do Sul têm laços estreitos com os sírios e podem pressionar pelo envio de uma delegação internacional de direitos humanos para encontrar os desaparecidos. Mas esses países só agirão se houver uma pressão global. Ajude a encontrar o filho de Muntaha:



O filho de Muntaha, de 16 anos, foi raptado pelas forças de segurança da Síria ao participar de um protesto pacífico pela democracia. Ela passou as últimas oito semanas esquadrinhando o país à procura do filho, enfrentando com coragem avisos do regime sírio de que o outro filho dela logo também “desapareceria” se ela continuasse com a busca. Nossa mobilização urgente agora poderá ajudar o filho de Muntaha e os outros milhares de desaparecidos sírios.

Desde março, quase 3.000 pessoas foram levadas pelas forças do regime e “desapareceram” em prisões secretas. A comunidade internacional já denunciou o caso, mas pouco fez para acabar com esse ataque. Porém, a Índia, o Brasil e a África do Sul têm laços estreitos com os sírios e podem pressionar pelo envio de uma delegação internacional de direitos humanos para encontrar os desaparecidos e permitir que eles voltem para suas famílias.

Nossa gigantesca comunidade global de membros tem o poder de forçar as principais lideranças mundiais a agir agora, pressionando a Síria a permitir a entrada de uma delegação internacional que investigue os milhares de desaparecimentos. Assine a petição! Ela será entregue por veículos da mídia de grande destaque em todo o mundo, inclusive o Times of India, the Guardian, CNN e Der Spiegel:

http://www.avaaz.org/po/syrias_disappeared/?vl

A Índia, o Brasil e a África do Sul relutaram em aprovar uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que teria permitido medidas enérgicas da comunidade internacional contra a Síria. Todavia, esses países continuam comprometidos com a democracia e a paz e pediram o fim das barbaridades cometidas pelo governo de Assad. Juntos, podemos fazê-los cumprir o que prometem e exigir que eles usem seus laços estreitos com a Síria para proteger ativistas que lutam pela democracia. Uma delegação internacional de direitos humanos poderia conseguir que os desaparecidos sírios voltem para suas famílias e acabar de uma vez por todas com o terror dos desaparecimentos.

A mídia internacional já tomou a iniciativa de nos ajudar em nosso apelo. Hoje, grandes jornais estão lançando ferramentas interativas on-line de grande destaque contando as histórias de desaparecidos como o filho de Muntaha, explicando a crise política da Síria e publicando um link para nossa petição por medidas urgentes. Esses jornais não só têm leitores em todo o planeta, como também chegam diretamente às mãos de formadores de opinião, lideranças mundiais e tomadores de decisões. E nossa campanha possibilita tudo isso!

Quando os protestos pela democracia abalaram o mundo árabe, a Avaaz entrou em ação e, com milhares de doações vindas de todo o planeta, rompemos uma censura da mídia no Oriente Médio, apoiando manifestantes em toda a Síria e no Iêmen. Desde então, nossa rede de jornalistas cidadãos tem gerado quase 20% de toda a cobertura televisiva fora da Síria e nossa cooperação com os movimentos emergentes pela democracia tem ajudado a construir uma alternativa concreta aos ditadores que se recusam a sair de cena. Porém, regimes brutais ainda estão se agarrando ao poder e os corajosos ativistas precisam de nossa ajuda urgente. Assine a petição para encontrar os desaparecidos da Síria e encaminhe esta mensagem a todos os seus contatos:

http://www.avaaz.org/po/syrias_disappeared/?vl

O Egito e a Tunísia mostraram que a força popular pode vencer a opressão. Nossa comunidade global tem apoiado essas revoluções democráticas, ajudado a divulgar as histórias dos corajosos ativistas e expor a violência que está sendo cometida contra eles e forçado os governos de nossos países a tomar medidas. Agora, se nos mobilizarmos, poderemos ajudar a encontrar os milhares de sírios desaparecidos e testemunhar o nascimento da Síria como nação pacífica e democrática.

Com esperança e determinação,

Stephanie, Sam, Wissam, Maria Paz, Rewan, Benjamin, Pascal e toda a equipe da Avaaz

Outras informações:

Quase três mil desaparecidos desde o início dos protestos (Angola Press)
http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/internacional/2011/6/30/Quase-tres-mil-desaparecidos-desde-inicio-dos-protestos,d62134bb-26d1-42f6-9c4d-1d18779bb198.html

Ativistas sírios relatam perseguição e medo na fronteira turca (Terra)
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5225276-EI17594,00-Ativistas+sirios+relatam+perseguicao+e+medo+na+fronteira+turca.html

Menino morto se torna símbolo para manifestantes na Síria (Bom Dia Jundiaí)
http://www.bomdiajundiai.com.br/noticias/dia-a-dia/55541/menino+morto+se+torna+simbolo+para+manifestantes+na+siria

Protestos deixam pelo menos 14 mortos na Síria (UOL Notícias)
http://noticias.uol.com.br/bbc/2011/07/08/protestos-deixam-pelo-menos-14-mortos-na-siria.jhtm

Vídeo amador mostra morte de cinegrafista na Síria (Videolog)
http://www.videolog.com.br/heliocjr/videos/674151

Protestos contra governo sírio aumentam número de mortos (Correio do Brasil)
http://correiodobrasil.com.br/protestos-contra-governo-sirio-aumentam-numero-de-mortos/273135/

Protestos de sexta-feira na Síria deixaram pelo menos 24 mortos (Exame)
http://exame.abril.com.br/economia/mundo/noticias/protestos-de-sexta-feira-na-siria-deixaram-pelo

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Brazil
A lua cheia de beleza e luz É fase bela e misteriosa Por que será que a tantos seduz ? Talvez porque tão decantada em prosa. Lua minguante, fase tão modesta Que míngua a dor do que acredita nela. É lua boa e não se manifesta Como uma fase que aparece bela. A lua nova, clara e brilhante, Sempre renova a fé de algum mortal; É lua limpa, não tem semelhante Visível em todo plano sideral. Lua crescente, cresce a esperança, De vida boa, com fartura e paz. Com fé na lua, toda graça alcança, Quem, com trabalho, seu destino faz. Dizem que a lua influencia a vida, Sendo a raiz dessa crença remota. Há quem afirme ser crença vencida, Mas contestá-la se torna idiota...

Arquivo do blog