Borboletas Borboletas Tão lindas Tão leves Tão belas De tão lindas cores A bailarem entre as flores Pousar tão levinhas Enfeitar meu jardim Tem tempo que somem Na metamorfose da vida Mas sempre outras voltam A bailarem tão prosas Pertinho de mim Vêm cá borboletas Não foges de mim Pousem nos meus cabelos Enfeita-os para mim De presente eu lhes dou Um verso bem doce Que fale do quanto encantas As suas presenças Aqui no meu jardim
terça-feira, 30 de agosto de 2011
SOCORRO BRASIL
Alunos de baixa renda recebem menos conteúdo, diz estudo
Enviado por luisnassif, seg, 29/08/2011 - 19:37
Autor: NOVO JORNAL
Por flipe
Apenas uma em cada seis escolas públicas do País que recebem alunos de classes sociais mais baixas consegue cumprir mais de 80% do conteúdo previsto para o ano letivo. Já entre as unidades escolares onde estudam as crianças de nível social mais elevado, essa taxa sobe para 45,2% - ou seja, metade das escolas que têm as matrículas de alunos com melhores condições socioeconômicas conseguem cumprir quase todo o currículo.
Os dados fazem parte de um tabelamento dos microdados da Prova Brasil 2007 feito pelo pesquisador Ernesto Martins Faria, do site Estudando Educação (estudandoeducacao.com). Os dados de 2009 ainda não foram divulgados e não há previsão de publicação.
Faria levou em conta os questionários socioeconômicos que compõem a avaliação. Foram consideradas todas as 47.976 escolas que fizeram a prova. Delas, 11.994 têm alunos com condições socioeconômicas precárias matriculados.
A maior parte dessas escolas se situa nas Regiões Norte e Nordeste do País. Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins têm pelo menos uma escola pública com esse perfil.
Para Faria, a situação é preocupante porque os alunos que são atendidos nessas escolas são justamente os que chegam mais defasados. "São esses que mais necessitam de atenção porque, normalmente, vêm de famílias em que os pais têm escolaridade baixa", explica.
Para ele, o contexto se agrava porque essas escolas são aquelas que não apresentam uma infraestrutura de qualidade - geralmente, não têm grandes bibliotecas, prédios em condições adequadas e boas equipes pedagógicas. "O aluno precisa estudar numa escola onde ele sinta que há incentivo. Não é o que acontece numa escola que não dá todo o conteúdo programado."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quem sou eu
- lua morena
- Brazil
- A lua cheia de beleza e luz É fase bela e misteriosa Por que será que a tantos seduz ? Talvez porque tão decantada em prosa. Lua minguante, fase tão modesta Que míngua a dor do que acredita nela. É lua boa e não se manifesta Como uma fase que aparece bela. A lua nova, clara e brilhante, Sempre renova a fé de algum mortal; É lua limpa, não tem semelhante Visível em todo plano sideral. Lua crescente, cresce a esperança, De vida boa, com fartura e paz. Com fé na lua, toda graça alcança, Quem, com trabalho, seu destino faz. Dizem que a lua influencia a vida, Sendo a raiz dessa crença remota. Há quem afirme ser crença vencida, Mas contestá-la se torna idiota...
PROJETO PESSOAS DESAPARECIDAS
Arquivo do blog
Minha lista de blogs
-
-
-
Há 9 anos
-
Há 6 anos
-
Há 7 anos
-
Há 2 meses
-
Há 12 anos
-
Há 7 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário